Medição do desempenho academico a médio prazo na carreira contador público do UNICEN

Autores

  • Jorge Simaro Facultad de Ciencias Económicas, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (FCE, UNICEN) https://orcid.org/0000-0001-9261-1762
  • Omar Edgardo Tonelli Facultad de Ciencias Económicas, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (FCE, UNICEN) https://orcid.org/0000-0001-8921-9436
  • Francisco José Varela Facultad de Ciencias Económicas, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (FCE, UNICEN) https://orcid.org/0000-0003-1395-974X

DOI:

https://doi.org/10.52292/j.eca.2021.2039

Palavras-chave:

gestión universitaria, capital intelectual, rendimiento académico, relación educación-empleo, satisfacción profesional

Resumo

O objetivo deste trabalho, no âmbito do estudo do capital intelectual da universidade, foi testar uma ferramenta projetada para analisar o programa de treinamento oferecido pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNICEN) , o processo de inserção trabalhista e o impacto da formação acadêmica em relação às experiências de trabalho vivenciadas pelos graduados da carreira de Contador Público, a fim de fornecer aos gerentes elementos empíricos de julgamento para indagar sobre os fatores que determinam, condicionam ou afetar os resultados obtidos e planejar ações de melhoria.

Para isso, foi realizada uma pesquisa on-line com egressos da carreira de Contador Público da Faculdade no período de 2008 a 2017, foram elaboradas as fichas metodológicas para os indicadores selecionados, realizadas medições e analisadas as informações resultantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bisogno Marco, D., Manes Rossi F. & Tartaglia Polcini P. (2018). Identifying future directions for IC research in education: a literature review. Journal of Intellectual Capital, 19(1), 10-33, https://doi.org/10.1108/JIC-10-2017-0133.

Bueno Campos, E. (1998). El capital Intangible como clave estratégica de la Competencia Actual. Boletín de Estudios económicos, LIII(164), 221. Recuperado de https://repository.ean.edu.co/bitstream/handle/10882/561/

ArguellesDenise2008.pdf.txt;jsessionid=699C563FE1ADA6EEC0182FDE4194DE89?sequence=6

Cañibano, L. & Sánchez, P. (2008). Intellectual Capital Management and Reporting in Universities and Research Institutions. Estudios de Economía Aplicada, 26(2), 7-26. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=30113187001

de Miguel Díaz M. y Arias Blanco J. M. (1999). La evaluación del rendimiento inmediato en la enseñanza universitaria. Revista de Educación, (320), Madrid, 353-377. Recuperado de http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/1999/re320/re320-17.html

Di Gresia, L. (2007). Rendimiento académico universitario. Anuario Asociación Argentina de Economía Política 2007, 4. Recuperado de https://aaep.org.ar/anales/works/works2007/digresia.pdf

Esquetini Cáceres, C. (ed) (2013). Educación Superior en América Latina: reflexiones y perspectivas en Administración. Recuperado de http://www.deusto-publicaciones.es/index.php/main/libro/1051/eu

European Commission (2006). Ricardis: Reporting intellectual capital to augment research, development and innovation in SMEs. Report to the Commission of the High Level Expert Group on Ricardis. Recuperado de <http://ec.europa.eu/invest-in-research/pdf/download_en/2006-2977_web1.pdf>

Garbanzo Vargas, G. (2007). Factores asociados al rendimiento académico en estudiantes universitarios, una reflexión desde la calidad de la educación superior pública. Educación, 31(1), 43-63. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/440/44031103.pdf

García de Fanelli, A. (2014). Rendimiento académico y abandono universitario: Modelos, resultados y alcances de la producción académica en la Argentina. Revista Argentina de Educación Superior (RAES), 6(8), 9-38. Recuperado de http://www.revistaraes.net/revistas/raes8_art1.pdf

Gil Flores, J., García Jiménez, E. & Santos López, C. (2009). Miradas retrospectivas de los egresados sobre la educación superior. Revista de Investigación Educativa, 27(2), 371-393. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/2833/283321906006.pdf

Lissarrague, M., Simaro, J., Tonelli, O. (12, 13 y 14 de octubre de 2011). Desarrollo integrado de indicadores meso y microeconómicos para el sector alojamiento del cluster turístico de Tandil [exposición trabajo]. XXXIV Congreso Argentino de Profesores Universitarios de Costos, Bahía Blanca, Argentina. https://iapuco.org.ar/2011-bahia-blanca/

Mora, J. G, García-Aracil, A. y Vila, L. E. (2007). Job satisfaction among young European Higher Education graduates. Higher Education, (53), 29-59, doi: 10.1007/s10734-005-2377-4>.

Narváez J. (2013). La gestión eficiente de la Universidad. Gestión Universitaria, 05(02). Recuperado de http://www.gestuniv.com.ar/gu_14/v5n2a1.htm

Organización de las Naciones Unidas. Comisión Económica para América Latina y el Caribe (2006). Cuaderno Estadístico, (34), Recuperado de http://interwp.cepal.org/Cuaderno_34/PDF/CES-34.pdf.

Pérez Lindo, A. (2008). Conceptos y posibilidades de la gestión del conocimiento en la Universidad. Gestión Universitaria, 01(01), Recuperado de http://www.gestuniv.com.ar/gu_01/v1n1a2.htm

Ramírez Córcoles, Y. (2010). Cómo gestionar el capital intelectual en las universidades públicas españolas: el cuadro de mando integral. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, (16), 1-16. Recuperado de http://www.observatorio-iberoamericano.org/RICG/N%C2%BA_16/Yolanda_Ramirez_Corcoles.pdf

Ramírez Córcoles, Y., Santos Peñalver, J. & Tejada Ponce, Á. (2011). Intellectual capital in Spanish public universities: stakeholders’information needs. Journal of Intellectual Capital, 12(3), 356-376, doi: 10.1108/14691931111154689.

Ríos Manríquez, M. & Ferrer Guerra, J. (2007). Administración del conocimiento en instituciones de educación superior. Un análisis conceptual. MPRA Paper, (2622), Recuperado de http://mpra.ub.uni-muenchen.de/2622/.

Rivero Díaz, D., Vega Falcón, V. & Balagué i Canadell, J. (2005). La medición del capital intelectual en las universidades. Un modelo para potenciar su aportación a la sociedad. Capital Humano, (185), 30. Recuperado de https://factorhuma.org/attachments_secure/article/4215/

c64_C_Humano_capital_intelectual_universidades_185_2.pdf

Simaro, J. & Tonelli, O. (14, 15 y 16 de octubre de 2015). Implementación de un sistema de gestión del capital intelectual en las universidades [exposición trabajo]. XXXVIII Congreso Argentino de Profesores Universitarios de Costos, San Juan, Argentina. https://iapuco.org.ar/wp-content/uploads/2017/03/1.6.pdf

Simaro, J., Tonelli, O., Tesoro, J. & Varela, F. (10, 11 y 12 de octubre de 2018). Indicadores y fichas metodológicas para la medición del rendimiento académico mediato universitario [exposición trabajo]. XXXIX Jornadas Universitarias de Contabilidad y VI Jornadas Universitarias Internacionales de Contabilidad, Puerto Iguazú, Argentina. https://juc.eventos.fce.unam.edu.ar/wp-content/uploads/sites/4/2018/10/2018-ANALES-JUC-JUIC-VOLUMEN-1-AREA-TECNICA.pdf

Simaro, J., Tonelli, O. & Tesoro, J. (26 al 30 de junio de 2016). Mediciones del rendimiento académico en el marco de un modelo de gestión de capital intelectual en una universidad. I Reunión Internacional de Investigación de Contabilidad y Auditoría (RIICA). Manzanillo, México. https://mpra.ub.uni-muenchen.de/102879/1/MPRA_paper_102879.pdf

Tejedor Tejedor, F. & García-Valcárcel Muñoz-Repiso, A. (2007). Causas del bajo rendimiento del estudiante universitario (en opinión de los profesores y alumnos). Propuestas de mejora en el marco del EEES. Revista de Educación, (342), 443-473. Recuperado de http://www.revistaeducacion.educacion.es/re342_21.html

Tesoro, J. (2015). Inducción de valor desde entidades estatales: hacia beneficiarios, clientes y ciudadanos. Revista U-GeOBe Tecnología en Gobierno, (3), Agosto 2015, México DF, Editorial Competitive Press, 47-62.

Vidal García, J. (coord.) (2003). Métodos de análisis de la inserción laboral de los universitarios. Editorial Universidad de León. https://sid.usal.es/idocs/f8/fdo7238/estudio.pdf.

Zandomeni de Juárez N. & Chignoli S. (2007). Los estudios de seguimiento de egresados en la agenda de las IES – El caso de la Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad Nacional del Litoral. V Encuentro Nacional y II Latinoamericano La universidad como objeto de investigación, 1-12 Recuperado de http://inter27.unsl.edu.ar/rapes/download.php?id=824.

Publicado

2021-07-04

Como Citar

Simaro, J., Tonelli, O. E., & Varela, F. J. (2021). Medição do desempenho academico a médio prazo na carreira contador público do UNICEN. Escritos Contables Y De Administración, 12(1), 32–71. https://doi.org/10.52292/j.eca.2021.2039

Edição

Seção

Artículos de investigación científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)